O Projeto




Viver, ver e respirar cinema, essa é a intenção do projeto Paraíba Cine Senhor ao chegar a uma cidade do interior paraibano, com suas oficinas de cinematografia e seu desejo de espalhar noções da sétima arte a lugares do Estado que não tem tanto acesso a esse tipo de conhecimento.

Criado em 2007, a primeira cidade que o projeto passou foi Sousa, sertão paraibano, onde em uma semana deu oficinas diversas do campo do cinema e ao final quatro vídeos foram realizados pelos alunos. A proposta deu tão certo que em 2008 o Cine Senhor retornou agora seguindo por cinco cidades emblemáticas da Paraíba: Monteiro, Areia, Taperoá, Cabaceiras e Bananeiras, totalizando cinco semanas de transmissão de conhecimento audiovisual e mais 19 videodocumentários feitos por alunos para seu histórico.

Em 2009 foi à vez de Serra Branca ter sua semana de cinema e 4 vídeos serem feitos. Já em 2010, o projeto passou pelas cidades de Alagoa Grande, brejo, e São José de Espinharas, sertão, dessa vez com duas semanas e vinte oficinas, além de dez vídeos para os alunos fazerem, sendo dois no formato de mini mídias digitais, sendo assim um dos, senão o maior, projeto do tipo no Estado.

As oficinas ofertadas pelo projeto são: Noções de Cinema Brasileiro, A Ética no Audiovisual, Como Elaborar Projetos Audiovisuais, Fotografia para Cinema e Vídeo, Noções de Câmera, Maquiagem, Cinema e Problemática Social, Direito Autoral, Som, Introdução ao Audiovisual, Produção, Mini Mídias Digitais, Direção de Atores, Como Divulgar Meu Projeto na Mídia, Trilha Sonora, Continuidade, Direção de Arte e Figurino, Roteiro, Direção e Edição. Contando também com mostras de cinema brasileiro para escolas e uma mostra de cinema paraibano aberta ao público em geral.

Apesar de ser um projeto audiovisual, o Paraíba Cine Senhor também se preocupa com o social e a valorização da realidade local, por isso, todos os vídeos realizados pelos alunos das oficinas abordam um personagem ou fato da cidade, buscando enaltecer os valores locais e o respeito pela história regional. Além disso, vinculado oficialmente em seu inicio a Universidade Federal da Paraíba, e atualmente de forma extra-oficial, o Cine Senhor ganha ares de extensão universitária e popular, levando alunos do curso de Comunicação Social tanto como monitores, oficineiros e participantes das oficinas junto com alunos locais. Em uma proposta de formação audiovisual, tanto técnica quanto crítica.

O resultado de tal empenho pode ser conferido em novos realizadores locais que continuam trabalhando com a área cinematográfica após a passagem do projeto, e, mais significativamente, na cidade de Alagoa Grande onde um cineclube foi montado e já está marcado o I Festival de Mini Mídias Digitais da cidade.