Oficinas

Noções de Cinema Brasileiro/ A Ética no Audiovisual/ Como Elaborar Projetos Audiovisuais
Ministrante: Orlando Junior
Jornalista e Produtor Cultural responsável pelo projeto Cinema BR em Movimento na região Nordeste. Fez assessoria de imprensa dos filmes Passadouro, A Canga, Eu Sou o Servo e O Meio do Mundo. Participou ainda das equipes técnicas dos filmes Passadouro, A Canga e dos vídeos Damas, Parque Nacional Serra da Capivara, Diário de um Suicida, Corta Essa e Beba da Saudade. Em 2006 começou a escrever projetos culturais e desde então já teve aprovados, em leis de incentivos municipais, estaduais e federais, 15 projetos.

Fotografia para Cinema e Vídeo
Ministrante: João Carlos Beltrão
Fotógrafo. Segundo Assistente de Câmera dos filmes A Árvore da Miséria, A Canga, Passadouro, O Meio do Mundo e também do premiado longa Cinema, Aspirinas e Urubus. Fotografo dos filmes Alma, O Plano do Cachorro, Cão Sedento e dos vídeos Corta Essa, Beba da Saudade, Amanda e Munik entre outros trabalhos.

Noções de Câmera
Ministrante: Lúcio César
Profissional de Rádio e TV. Responsável pela elétrica e pelo som do vídeo Corta Essa. Terceiro. Assistente de Câmera do filme A Sintomática Narrativa de Constantino. Assiste de Som do filme A Canga. Assistente de Fotografia do filme Alma. Diretor de Fotografia do vídeo Táxi. Assistente de câmera, iluminação e maquinaria do vídeo Cantar Doce. Responsável pela maquinaria e elétrica do vídeo O Mundo de Yan. Editor do vídeo Charge de Rua.

Maquiagem
Ministrante: Williams Muniz
Maquiador, Ator e Arte Educador Participou dos filmes A Canga, Tempo de Ira, O Meio do Mundo, A Sintomática Narrativa de Constantino, Funesto – Farsa Irreparável em Três Tempos, Transubstancial, Por Trinta Dinheiros, O Sonho de Inacim – O Aprendiz de Padre Rolim dentre outros trabalhos.

Cinema e Problemática Social
Ministrante: Malu Farias
Jornalista. Fez parte da equipe técnica de diversos vídeos, entre eles A Ilha, O Caso Toinha, Praias Belas e Capoeira - Um Estilo de Vida, trabalho que lhe rendeu convite para trabalhar numa ONG local, onde
desenvolveu, por dez anos, trabalhos com crianças carentes. Atualmente desenvolve um trabalho usando o vídeo e a capoeira como elementos transformadores em comunidades carentes.

Direito Autoral
Ministrante: Rodrigo Quirino
Advogado. Conseguiu unir o Direito e o Audiovisual se especializando nos estudos sobre Direitos Autoriais. É diretor e roteirista dos curtas Cinemameu e Se Essa Rua... Tem outros vídeos em fase de pré-produção como Dois Caminhos, uma Mente, Depois, Dois, Charles e a Morte e Quando as Pétalas Caem. 

Introdução ao Audiovisual / Storyboard
Ministrante: Magaron Xavier
Profissional de Rádio e TV. Trabalhou nos vídeos Os Caronas do Opala, Abismo Raso, Fibras, Aripuá e A Traça. Foi monitor do projeto Essa é Minha Escola. Foi o único paraibano selecionado para participar do projeto Geração Futura, do Canal Futura, das Organizações Globo onde roteirizou, produziu e dirigiu o vídeo Telúrico.

Mini Mídias Digitais
Ministrante: Mercicleide Ramos
Profissional de Rádio e TV. Fez direção e produção dos documentários O Saco de Histórias, O Verdadeiro Artesão, Também Sei Fazer Cinema e do premiado Dois e Trinta. Participou da produção dos vídeos O Ponto, Dois Mundos e Hipertensão. Foi produtora do programa Zuada da TV UFPB e diretora do programa Muchila exibido na internet. Atuou na produção de vídeo aulas para o curso de pedagogia a distância da UFPB. Também se dedica a pesquisa na área de mini mídias digitais. Foi oficineira do projeto Essa é Minha Escola. Trabalhou nas TV’s Cabo Branco e Correio.

Direção de Atores
Ministrante: Fernando Mercês
Trabalhou como ator no filme A Árvore de Marcação e nos vídeos Fuga para a Morte, A Ilha, O Anjo e a Serpente e Debaixo dos Lençóis. Além de ator, atuou também como diretor de atores dos vídeos A Lenda da Palmeira e do Jequitibá e Taxi. Dirigiu o vídeo Viventes.

Como Divulgar Seu Projeto na Mídia
Ministrante: Marcelo Soares
Jornalista. Começou no Paraíba Cine Senhor como aluno, passando depois para a função de monitor. Foi assessor de impressa do projeto Essa é Minha Escola. Dirigiu e roteirizou o vídeo A Casa do Natal, tendo também participado das produções Os Caronas do Opala, Telúrico, Fibra, Abismo Raso, Aripuá e Memória de Estelita Antônio. Participa de grupos de estudos sobre cinema.

Continuidade
Ministrante: Davi Abraão
Profissional de Rádio e TV. Atuou como cinegrafista para o Canal Brasil, das Organizações Globo, durante o Fest Aruanda 2008. Foi monitor do Projeto Paraíba Cine Senhor na cidade de Serra Branca, e Produtor de sessões no projeto Cinema BR em Movimento na região Nordeste em 2009. Atuou como produtor e continuista do documentário Dois e Trinta. Atuou como produtor, cinegrafista e editor do programa Muchila exibido na internet Trabalha atualmente como Mediador de Tecnologias da Informática na Educação.
Trabalhou nos vídeos A Casa do Natal, Williams Nasci para Amar, Javancy Celso o Artista da Vida entre outros.

Direção de Arte e Figurino
Ministrante: Silmara Braz
Profissional de Rádio e TV. Apresenta os cines jornais do projeto Paraíba Cine Senhor desde a cidade de Serra Branca. É intuitiva e especialista na confecção de cenários e figurinos. Participou dos vídeos Memória de Estelita Antônio e Vida e Obra de uma Comunidade. Já produziu cenários experimentais para programas
da universidade.

Roteiro

Direção

Trilha Sonora

Som

Produção

Edição

Como Criar e Manter Cineclubes