sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Origem de um Nome

Cidade do cariri paraibano, Taperoá foi uma
das paradas do Paraíba Cine Senhor em 2008


O Projeto Paraíba Cine Senhor não começou de verdade na cidade de Sousa em 2007. Mas sim, anos antes no Departamento de Comunicação Social da UFPB, em João Pessoa, como nos conta o Coordenador do Projeto Orlando Junior.



"Certa manhã, às voltas com um trabalho sobre fanzines falando sobre o cinema nacional, que ia apresentar ao professor Henrique Magalhães, Mírian [uma das criadoras do projeto] chegou até mim e disse: 'Orlando, o Henrique pediu para fazer uma seleção de títulos sobre o fanzine que estou fazendo para escolhermos um. Fiz dez e queria que você me ajudasse a escolher'. Li com atenção cada título e de cara fiquei apaixonado por um, que se baseando numa famosa canção do mestre Luís Gonzaga, dizia: Paraíba Cine Senhor. De cara fiquei apaixonado pelo título e falei para ela que iria fazer um projeto onde pudesse usar esse título", conta.

Quase dois anos depois dessa manhã, o Projeto passou por 7 cidades do interior paraibano e foi financiado pelo Banco do Nordeste e Petrobras. "Nós percorremos cidades e levamos não apenas oficinas de realização audiovisual, mas também exibição de audiovisuais brasileiros (principalmente paraibanos), e oportunizamos a grupos locais de cultura popular a chance de se apresentarem e mostrarem a mais rica tradição da cultura local". Orlando continua dizendo que tudo funciona como uma sala de aula, os alunos não escolhem quais oficinas querem fazer, eles têm que passar por todas.

Nas edições anteriores do Projeto as oficinas duravam uma semana, onde os inscritos participaram de oficinas de roteiro, direção, produção, direção de arte e figurino, maquiagem, edição, noções de câmera, fotografia, teoria do cinema e noções de cinema brasileiro e no final, divididos em grupo, realizaram quatro vídeos, em equipamento digital, onde foram exaltados ou resgatados valores culturais do município.

Um comentário:

Débora Aquino disse...

Nossa! Quantas saudades da equipe desse projeto! Sucesso com as próximas edições do Paraíba Cine Senhor.