quarta-feira, 7 de abril de 2010

Monitores do Paraíba Cine Senhor criam Vídeojornal

O Projeto Paraíba Cine Senhor, contemplado na edição 2008 do Programa BNB de Cultura, na cidade de Serra Branca mostrou que nem só de trabalho e correria vivem os seus monitores, mas também de diversão, criatividade e produção audiovisual, com a confecção do primeiro videojornal informativo do projeto.


Produzir um informe das atividades realizadas ao longo de cada dia e exibi-las à noite após a Mostra Paraibana de Audiovisual era uma idéia antiga do idealizador do projeto Orlando Junior, “vendo vários alunos que trazíamos da UFPB para desempenhar as funções de monitores, principalmente da habilitação de Rádio e TV, sempre me perguntei por que não fazer um pequeno resumo do dia, para apresentar a noite depois das exibições dos filmes paraibanos”, explica ele. E a proposta foi aceita pela equipe, que embarcou de cabeça em filmagens com câmeras amadoras digitais, produção de roteiros, entrevistas, edições e todo o fazer jornalístico.

Para a monitora Silmara Ferreira foi muito interessante essa filmagem, ainda mais sendo sua primeira experiência como apresentadora e repórter: “foi uma idéia inusitada e instigante do pessoal, porque ao mesmo tempo que estamos pondo em prática o que temos aprendido, estamos também mostrando que qualquer pessoa pode realizar uma produção audiovisual, incentivo a mais para os alunos das oficinas”, conta ela. Já Davi Abraão, monitor de câmera e um dos responsáveis pela edição do programa, acredita que a criação do jornal é mostrar ao público, até o que não participa todo dia, o que acontece no Cine Senhor, ele diz que a idéia é “ao mesmo tempo mostrar que é possível criar um audiovisual em casa, com ajuda de uma câmera simples, muita criatividade na cabeça e um computador para as edições”.

Também participam do programa duas alunas de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba, aprovadas em prova de seleção elas aproveitam não só para aumentar seus conhecimentos com as oficinas, como também por em prática o que vêem na universidade. “Eu nem sabia que as imagens que eu tava fazendo no primeiro dia ia usar no jornal, mas eu to adorando“, relata Débora Aquino, que desde o primeiro dia com sua câmera pessoal já registrava os acontecimentos da viagem. Para ela, “a idéia de fazer um videojornal das oficinas é muito legal, e é uma experiência muito boa para mim porque eu não sou profissional e tenho muito que aprender ainda, isto está sendo uma oficina a mais do projeto, uma experiência gratificante.”


Acompanhe no Canal do Youtube os outros informes dessa edição do Cine Senhor em Serra Branca

4 comentários:

vasco disse...

Que barato!!!!!!!
Bom rever!
deu muito trabalho, mais valeu a pena!

vasco disse...

Risos!!!!!
se todas as hitórias que vivemos tivessem aparecido nesse cine jornal, faria mais sucesso que a novela das oitos!!!!! Risos!!!! Tem a história do Willims, da Luís (desesperado pelo banheiro), das meninas e o medo dos sapos...foi tudo muito bom!

Débora Aquino disse...

heahueauehauheuaea
O nosso Big Brother foi o melhor!
tinha até ladrão de escadas de beliche né Sr. Orlando! hahahaha
Devíamos ter feito uma mini novela em Serra Branca mesmo, teria batido recordes de audiênica!

vasco disse...

Tadinho do Davi...pagoou o pato pelo lance da escada!!!!! Risos..e o pobre tava inocente!!!! Mais lemnrei agora que tbm teve o lance da cama da Cristina, dos lenções na Cristina, afinal Cristina era nossa vitima preferida!!! Realmente Débora esse "Big Brother" foi dez!