quinta-feira, 27 de maio de 2010

ALAGOA GRANDE

Será que podemos atestar e compreender o verdadeiro significado da beleza? O que é mais belo? O desabrochar de uma flor? Um bonito pôr-do-sol? Uma música do Tom Jobim cantada pelo João Gilberto? Um filme do Felline? Impossível saber!

Então, ao invés de apenas observamos o que é bonito, porque não observarmos e guardamos para sempre aquilo que marca, que fica, que entra por nosso cérebro e fixa moradia efetiva em nossos corações?

O projeto Paraíba Cine Senhor, mais que qualquer outro, toca o coração, modifica vidas e isso, quem diz não sou eu: é Thomas, é Mercicleide, é Marcelo, é Silmara, é Megaron, é Davi. Quando não muda uma vida, ao menos, conquista pela proposta, ou vocês acham que nomes consagrados como João Carlos Beltrão, Ely Marques, Williams Muniz e Lúcio César iriam associar seus nomes há algo que não fosse verdadeiro e honesto? Eles participam porque gostam e acreditam na proposta!

Alagoa Grande jamais será esquecida! Como esquecer Javancy e seu jeito meigo e confortador? Se tivesse que ter dois pais, o meu outro seria ele! Como não lembrar de Dayana e seu esforço para levar nas costas uma idéia tão importante para sua cidade?

E Poliana, há Poliana, você fala com os olhos! Sua alma é pura, e seu jeito simples nos conquistaram! Não podia esquecer Marilene e a ditadura do cinema americano. Que empenho! Que esforço! Você nunca abandonou as aulas, ficava até o fim, agrupava as pessoas, colocava ordem. Pedia atenção, pedia para focar, aliás que gesto lindo Marilene! Focar é tudo que precisamos!

Jô, que jeito danado, que temperamento forte para simplesmente dizer: olha para mim! Você conquista tudo que quer desse jeito! Aleff e Sandro, os dois cavalheiros do apocalipse! Quietos, tímidos e sempre educados! Vocês aprenderam cedo o jeito de chegar legal, sem invadir um espaço que vocês sabiam que na era de vocês. Fica a lição: disseminem isso, espalhem pelos cantos que educação é muito importante até no chegar! X-Men e Crepúsculo, vejam filmes!

Há, mais você Elinaldo é o personagem desse projeto! Você teve coragem de se expor para desconhecidos. Você foi homem o suficiente para assumir algo, que é visível, mais que incomoda aqueles menos desenvolvidos intelectualmente! Você interpretou no palco sua vida, seus anseios. Falou de sonhos, contou coisas de sua aldeia, para nós, que somos de outras aldeias. Você não quis nomes, não quis aparecer, não quis se aproveitar de um momento para está na turma, você teve coragem e dignidade e é isso que falta na mente pequena daqueles que acham muito e não fazem nada! Você mencionou que falava algumas palavras de forma errada, mais o que são erros quando o mais importante é o que o coração diz e não aquilo que a boca pronuncia.

O projeto não quer apenas formar técnicos em audiovisuais, quer também formar pessoas, quer conscientizá-las, quer formar cidadões e você provou, mais que ninguém, que entendeu isso e isso prova que estamos no caminho certo. Um caminho que você Bruno está começando a perceber! Espero que esse tempo aqui tenha te servido para olhar outros horizontes e descobrir que, como diz o poeta, não há mal que sempre dure e nem bem que nunca acabe!

O Paraíba Cine Senhor não caba aqui, pelo contrário, ele começa agora, na continuidade de vocês e eu tenho certeza que a semente plantada vai sim virar uma árvore frondosa.

Até breve meus amigos, estou levando um pouco de vocês e deixando muito de mim. Alagoa Grande não é grande, ela é imensa!

Orlando Junior
23 de maio de 2010

3 comentários:

vasco disse...

Kd vc Débora???? Não vai comentar?
Risos

Aleff Oliveira disse...

Orlando vc e o paraíba cine cenhor certeza marcaram muito a vida de muita gente aqui de alagoa grande saudades amigão.

Débora Aquino disse...

Ah se eu pudesse trasformar lágrimas em palavras...
Emoções em caracteres...
Que depoimento lindo meu Amigo!
Não podia esperar outra coisa vinda de você que é uma das pessoas mais belas que conheço porque tem um coração enorme.