segunda-feira, 7 de junho de 2010

Oficina mostra caminhos para direção de atores em um filme

Fernando Mercês em práticade interpretação com alunosda manhã 

Por Marcelo Soares

Na última sexta-feira, 04, foi ministrada a oficina de direção de atores com o ator Fernando Mercês. Nela, o oficineiro deu dicas e posicionamentos de uma atuação em frente a uma câmera. A oficina é uma das novidades desta edição do projeto Paraíba Cine Senhor.

Segundo Fernando Mercês, ele já havia dado uma oficina de interpretação para atores anteriormente e agora foi um novo desafio que aceitou ao primeiro convite. “Eu tinha essa oficina para interpretação de atores voltada para o teatro, quando Orlando me convidou para fazer para cinema eu fiz uma adaptação pegando uma especificidade da interpretação para cinema. Ela foi construída numa linha bem prática, dentro do método construtivista no sentido do conhecimento ser construído passo a passo junto com os alunos”, explica ele.

Para o oficineiro, o mercado audiovisual paraibano não trabalha da forma correta a direção de atores, ainda mais quando eles vêm do teatro. “Não há um hábito na Paraíba de fazer a direção do ator, o ator não é preparado para entrar em cena. Geralmente os diretores dirigem a cena, tanto no teatro quanto no cinema, são mais encenadores do que diretores. Atores que atuam no teatro quando partem para o cinema tem certa dificuldade. O teatro não limita você no ponto de vista físico e emocional, devido a distancia do ator para com a platéia, o cinema aproxima demais então você tem que conter em determinados momentos”.

Nenhum comentário: