terça-feira, 18 de maio de 2010

O Filho Ilustre


Casarão onde Nasceu Oswaldo Trigueiro.
Na janela da direita, o Senhor Genildo Lins, atual morador da casa.


      Pro Rodrigo Menezes
      Dentre os casarões que enriquecem arquitetonicamente Alagoa Grande, um em especial se destaca por ter sido o berço de Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo, filho de Francisco Luis de Albuquerque Melo e Amélia Trigueiro de Albuquerque Melo, personagem ilustre da cidade, que se destacou no cenário político nacional e internacional.
      Nascido em 2 de janeiro de 1905, Oswaldo estudou o curso primário no município, logo foi estudar em João Pessoa e posteriormente em Recife, onde se formou em Direito aos 19 anos. Mudando-se logo para Minas Gerais, ocupando o cargo de Promotor de Justiça. Em 1930 vai morar no Rio de Janeiro, abrindo um escritório de advocacia. No ano de 1936, é nomeado prefeito de João Pessoa pelo interventor da Paraíba Argemiro de Figueiredo.
     Por discordar do novo modelo de Governo, o Estado Novo, ele retorna à cidade maravilhosa e posteriormente vai estudar na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, no ano de 1939. Ao retornar ao Brasil, seis anos depois, Oswaldo funda a UDN e é eleito Governador da Paraíba em 1947, elegendo-se depois Deputado Federal, quando viaja representando o Brasil numa reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA).
      Sendo convidado pelo Presidente Getúlio Vargas, se torna embaixador brasileiro na Indonésia em 1954, ocupando o cargo por quase três anos. Já em 1957, retorna ao Rio de Janeiro e logo em seguida muda-se para Brasília, antes mesmo desta ser inaugurada. Com o Golpe Militar, Trigueiro recebe um convite, “quando o Castelo Branco assumiu a presidência, três anos após se conhecerem, convidou Oswaldo para ser Procurador Geral da República”, nos conta o Senhor Genildo Lins, e em seguida o presidente o chama para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal.  
      Após se aposentar, Oswaldo retorna à Paraíba para tomar posse na Academia Paraibana de Letras e no Instituto Histórico Paraibano. Seu falecimento se deu no dia 30 de agosto de 1989 com 84 anos. Como alagoagrandense, Trigueiro trouxe para a cidade vários benefícios, entre eles podemos destacar o abastecimento de água tratada e a inclusão do município no SESP (Sistema Especial de Saúde Pública), quando foi construído o Hospital da cidade.
      Segundo o senhor Genildo Lins de Albuquerque, nossa fonte histórica para realizar esta matéria e atual morador do casarão onde o político nasceu, há a intenção do poder público em criar um memorial em homenagem a Oswaldo Trigueiro na sua antiga casa.

Nenhum comentário: