quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Padroeira





Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, Alagoa Grande - PB.
Por Rodrigo Menezes

Impossível vivenciar Alagoa Grande e ficar alheio à fé do lugar. A igreja, dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, é ponto central da cidade.

Consta a história de que a devoção à santa teve início com os navegadores portugueses, que buscavam proteção para suas viagens além-mar. Foram então erguidas igrejas pelo litoral do Brasil para que as bênçãos de Nossa Senhora caíssem sobre os navegantes. Porém, esta devoção não se limitou apenas ao litoral, e a padroeira foi ganhando também fiéis no interior.

Na região de Alagoa Grande, a primeira imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem chegou com os portugueses, Isidório Pereira Gondim e sua mulher Florenciana Maria de Jesus, em 1719. O casal doou à santa, vários hectares de terra. E nessas terras foi construída uma capela e posteriormente, em 1861, teve início a construção da igreja em homenagem à senhora dos navegantes.

Festa certa na cidade, o dia da padroeira é comemorado com novenário, quermesse, procissão, parque de diversão, tudo o que uma festa de interior tem direito. “A procissão foi uma coisa que me surpreendeu muito e a cada ano me surpreende mais. Parece que não fica ninguém em casa”, nos conta Monsenhor José Nicodemos, admirado com a quantidade de fiéis que participam do ato religioso.

Nenhum comentário: