sexta-feira, 12 de abril de 2013

Novas oficinas animam alunos no quarto dia de projeto

Oficina de Noções do Audiovisual Brasileiro

Nesta quinta-feira, 11, aconteceu o encerramento de uma oficina, a realização de outra e o inicio de mais uma.


A oficina de Noções do Audiovisual Brasileiro, realizada por Orlando Junior, teve seu fim levando um pouco da história cinematográfica nacional. “Gostei muito das turmas e de suas interações, bom ver a curiosidade dos alunos, a vontade de saber algo novo sobre o nosso cinema, afinal, é importante conhecer a nossa própria história e como somos retratados em nossa produção cultural”.

Oficina de Roteiro

Aconteceu também o inicio da oficina de Roteiro, conduzida por Mercicleide Ramos e Silmara Braz, que irá auxiliar os alunos a desenvolverem um curta metragem a ser gravado no final do projeto. Nesse primeiro contato, Silmara Braz apresentou a parte mais técnica de um roteiro para cinema e como desenvolvê-lo. Segundo ela, “os alunos estavam bem motivados, fazendo questionamentos e anotando todas as informações. Percebi que eles ficaram estimulados para fazer pesquisa e o roteiro em si, começaram a ter noção da dimensão do processo de gravação vindouro”.

Oficina de Continuidade

A última oficina do dia foi a de Continuidade, ministrada por Davi Abraão. Nela, ele ressaltou a importância do continuista para a coesão de um filme em seus detalhes. “A oficina foi bem interativa, com os alunos animados buscando erros de continuidade nos exemplos que exibi, prestando atenção a todos detalhes passados, muito produtiva”.

O projeto Paraíba Cine Senhor BNB/BNDES 4 é patrocinado pelo Banco do Nordeste em parceria com o BNDES. É realizado pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), pela Associação Castelo Audiovisual e pelas prefeituras das cidades de Itabaiana e Aparecida, contando com o apoio institucional do Governo do Estado através do DETRAN e da Polícia Militar que disponibilizou o PROERD - Programa Estadual de Resistência às Drogas. O projeto ainda conta com o apoio cultural do Jornal da Paraíba, do Projeto Cinema BR em Movimento, do Jornal A União, do ponto de cultura Cantiga de Ninar e da Acauã Produções Culturais. O site Escrita Livre (www.escritalivre.com.br) cobrirá o evento.


Nenhum comentário: