quinta-feira, 11 de abril de 2013

Som, arte, figurino e ética são temas de oficinas

Oficina de Som

Um dia cheio de novos conhecimentos, assim foi a quarta-feira, 10, para os alunos de Itabaiana no projeto Paraíba Cine Senhor.



Oficina Ética no Audiovisual

O dia começou com a oficina de ética no audiovisual, ministrada por Orlando Junior, que debateu sobre os limites dentro de uma produção cinematográfica e o que seria correto e errado durante um processo de trabalho. “Fazer cinema é fazer cultura, transmitir informações, se comunicar, e isso é uma grande responsabilidade que deve ser feita sempre com a maior ética. E nossa oficina busca alertar nossos alunos para essa questão tão necessária nos dias de hoje”.

Oficina Direção de Arte e Figurino

Em seguida, ocorreu a oficina de Direção de Arte e Figurino, mostrando a importância da criatividade na hora de se pensar um cenário, vestimenta ou acessório em um filme. A oficineira, Silmara Braz, fala que nem sempre é preciso grandes recursos para se fazer algo com qualidade: “podemos ver bons trabalhos que foram feitos com os mais simples e até caseiros materiais para construir uma ambientação ou roupa de personagem. Outras que queremos é passar para os alunos que a criatividade muitas vezes é mais importante”.

Oficina de Som

A última oficina do dia foi de Som, ministrada por Bruno Alves, onde falou-se da necessidade de uma boa construção sonora de uma obra audiovisual. “O próprio nome diz: Audiovisual, é imagem, mas é tão importante quanto, e as vezes até bem mais, o som nesse processo. E isso que busquei mostrar na oficina, trazendo exemplos de diversas montagens de sons no cinema”.

O projeto Paraíba Cine Senhor BNB/BNDES 4 é patrocinado pelo Banco do Nordeste em parceria com o BNDES. É realizado pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), pela Associação Castelo Audiovisual e pelas prefeituras das cidades de Itabaiana e Aparecida, contando com o apoio institucional do Governo do Estado através do DETRAN e da Polícia Militar que disponibilizou o PROERD - Programa Estadual de Resistência às Drogas. O projeto ainda conta com o apoio cultural do Jornal da Paraíba, do Projeto Cinema BR em Movimento, do Jornal A União, do ponto de cultura Cantiga de Ninar e da Acauã Produções Culturais. O site Escrita Livre (www.escritalivre.com.br) cobrirá o evento.


Nenhum comentário: