quarta-feira, 10 de abril de 2013

Noções de cinema brasileiro e storyboard são oficinas do segundo dia de projeto


Oficina de Storyboard

A história do cinema nacional e o uso de técnicas gráficas foram os temas das duas oficinas realizadas nesta terça-feira, 11.


Oficina Noções de Cinema Brasileiro

A oficina de Noções de Cinema Brasileiro, ministrada por Orlando Junior, traçou para os alunos um panorama da história e movimentos do cinema nacional. Desde os tempos aureos da Vera Cruz, grande produtora nos anos 40, passando pelo período do Cinema Novo e retomada nos anos 1990, a oficina busca gerar uma curiosidade e criticidade nos alunos em torno do audiovisual produzido em nosso país.

“O Brasil é um país rico de boas produções cinematográficas e é preciso cada vez mais conhecê-las e, principalmente, discuti-las criticamente. Nossa oficina tem o intuito de fazer com que os alunos comecem a ver nosso cinema com outro olhar, com mais curiosidade”, ressalta Orlando.

Em seguida, ocorreu a oficina de Storyboard, ministrada por Megaron Xavier, onde se falou sobre sua importância para a concepção de um filme, sendo uma forma de se planejar, visualizar, o que será filmado antes de iniciar de fato sua gravação. 

Exercício prático de storyboard

Segundo Megaron, “o storyboard utiliza da uma arte sequencia de imagens para se planejar cena a cena um filme, e mesmo que o que se ponha no papel não fique exatamente igual após gravado, dá uma boa noção para a produção do que se vai fazer”.

O projeto Paraíba Cine Senhor BNB/BNDES 4 é patrocinado pelo Banco do Nordeste em parceria com o BNDES. É realizado pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), pela Associação Castelo Audiovisual e pelas prefeituras das cidades de Itabaiana e Aparecida, contando com o apoio institucional do Governo do Estado através do DETRAN e da Polícia Militar que disponibilizou o PROERD - Programa Estadual de Resistência às Drogas. O projeto ainda conta com o apoio cultural do Jornal da Paraíba, do Projeto Cinema BR em Movimento, do Jornal A União, do ponto de cultura Cantiga de Ninar e da Acauã Produções Culturais. O site Escrita Livre (www.escritalivre.com.br) cobrirá o evento.



Nenhum comentário: