Foto: Marcelo Soares |
Por Marcelo Soares
Iniciaram nessa segunda-feira, 08, as oficinas do Projeto Paraíba Cine Senhor que acontece na cidade de Itabaiana. Buscando difundir o conhecimento audiovisual, as oficinas focam diferentes aspectos do cinema.
Megaron Xavier - Foto: Marcelo Soares |
A primeira oficina do dia foi de Introdução ao Audiovisual, ministrada pelo profissional de Rádio e TV Megaron Xavier, Nela, os alunos tiveram a oportunidade de ver usos criativos da linguagem audiovisual que iam de Chaplin à telenovelas, passando por produções independentes e hollywoodianas.
“A oficina é interessante porque buscando apresentar os elementos que montam o produto audiovisual conseguimos despertar nos alunos uma capacidade de análise critica dos filmes, dos videos, da TV, do cinema. Isso é importante porque quando uma pessoa aprende a pensar a pensar criticamente sobre qualquer aspecto do mundo ela consegue se transformar”, ressaltou o oficineiro.
Mercicleide Ramos - Foto: Marcelo Soares |
Logo após, a cineasta Mercicleide Ramos deu a oficina de Direção para Cinema onde passou noções de planificação e os principais afazeres de um diretor. Segunda a oficineira, “a importância de um diretor vai além de pensar um filme, é preciso também saber gerenciar uma equipe com zelo e cuidado para o melhor andamento de um trabalho”.
O projeto Paraíba Cine Senhor BNB/BNDES 4 é patrocinado pelo Banco do Nordeste em parceria com o BNDES. É realizado pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), pela Associação Castelo Audiovisual e pelas prefeituras das cidades de Itabaiana e Aparecida, contando com o apoio institucional do Governo do Estado através do DETRAN e da Polícia Militar que disponibilizou o PROERD - Programa Estadual de Resistência às Drogas. O projeto ainda conta com o apoio cultural do Jornal da Paraíba, do Projeto Cinema BR em Movimento, do Jornal A União, do ponto de cultura Cantiga de Ninar e da Acauã Produções Culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário