terça-feira, 9 de abril de 2013

Começam oficinas do Paraíba Cine Senhor

Foto: Marcelo Soares
Por Marcelo Soares

Iniciaram nessa segunda-feira, 08, as oficinas do Projeto Paraíba Cine Senhor que acontece na cidade de Itabaiana. Buscando difundir o conhecimento audiovisual, as oficinas focam diferentes aspectos do cinema.


Megaron Xavier  - Foto: Marcelo Soares

A primeira oficina do dia foi de Introdução ao Audiovisual, ministrada pelo profissional de Rádio e TV Megaron Xavier, Nela, os alunos tiveram a oportunidade de ver usos criativos da linguagem audiovisual que iam de Chaplin à telenovelas, passando por produções independentes e hollywoodianas. 

“A oficina é interessante porque buscando apresentar os elementos que montam o produto audiovisual conseguimos despertar nos alunos uma capacidade de análise critica dos filmes, dos videos, da TV, do cinema. Isso é importante porque quando uma pessoa aprende a pensar a pensar criticamente sobre qualquer aspecto do mundo ela consegue se transformar”, ressaltou o oficineiro.

Mercicleide Ramos - Foto: Marcelo Soares

Logo após, a cineasta Mercicleide Ramos deu a oficina de Direção para Cinema onde passou noções de planificação e os principais afazeres de um diretor. Segunda a oficineira, “a importância de um diretor vai além de pensar um filme, é preciso também saber gerenciar uma equipe com zelo e cuidado para o melhor andamento de um trabalho”.

O projeto Paraíba Cine Senhor BNB/BNDES 4 é patrocinado pelo Banco do Nordeste em parceria com o BNDES. É realizado pela Empresa de Serviços Culturais (EMSERC), pela Associação Castelo Audiovisual e pelas prefeituras das cidades de Itabaiana e Aparecida, contando com o apoio institucional do Governo do Estado através do DETRAN e da Polícia Militar que disponibilizou o PROERD - Programa Estadual de Resistência às Drogas. O projeto ainda conta com o apoio cultural do Jornal da Paraíba, do Projeto Cinema BR em Movimento, do Jornal A União, do ponto de cultura Cantiga de Ninar e da Acauã Produções Culturais.

Nenhum comentário: