sexta-feira, 21 de maio de 2010

Alunos produzem texto sobre documentários em oficina

Alunos do Grupo Camará construindo o texto
Por Orlando Junior

Uma prática textual foi o ponto alto da oficina de Como Elaborar Meu Projeto Audiovisual, ministrada pelo jornalista Marcelo Soares. Entre mostras de conceitos jornalísticos e de assessoria de imprensa, o oficineiro realizou uma dinâmica com os alunos de construção de um pequeno texto de divulgação dos documentários que eles irão produzir ao fim das oficinas do projeto.

Os textos seguiram a idéia de responder questões primordiais na construção de uma matéria: o que, quem, quando, onde, porque e como. Segundo Marcelo, “foi uma boa experiência para os alunos de pensarem nos seus vídeos como não participantes”. Ele segue explicando como fez a atividade, “dei meia hora para eles pensarem como iam construir seus textos, enfocando o dia de gravação dos vídeos, foi legal ver o interesse deles e o trabalho em equipe na feitura do material“.

O grupo que fará um vídeodocumentário sobre a Usina Tanques é composto por Bruno, Josiele, Marilene, Filipe, Fernanda, Aldenize, Laís, Edméia e Gicélio. Já o grupo que tratará da tragédia de Camará e suas conseqüências hoje é formado por Aleff, Alexsandro, Patrícia, Poliana, Luana, Edivaldo, Gabriela, Clivia. Veja abaixo os textos produzidos pelos dois grupos:

Grupo Usina Tanques:

O documentário moendas do tempo aborda o passado, presente e futuro sócio-eoconomico e cultural

A filmagem do documentário de curta-metragem Moendas do Tempo retrata a Usina Tanques no seu contexto histórico e cultural na cidade de Alagoa Grande. No dia 23 de maio do ano de 2010, focado para o público geral ressaltando a importância da usina para a cidade idealizando projetos futuros para o turismo local. O trabalho será desenvolvido pela equipe de alunos do projeto Paraíba Cine Senhor, onde entrevistará figuras que esclareceram o tema abordado”.

Grupo Camará:

O filme que terá o título “por estas ruas”, será um vídeo gravado em Alagoa Grande no dia 22/05/10, exibindo um fato real que aconteceu em nossa cidade marcou o município, será exibido com o apoio do Projeto Paraíba Cine Senhor que tem apoio do BNB.

Um comentário:

Débora Aquino disse...

Marcelo é um profissional competente e dedicado em tudo que faz. Excelente escolha de oficina e oficineiro. A importância dessa oficina está em apender a elaborar um projeto para ser encaminhado a possiveis patrocinadores, assim como acontece na vida real do cinema antes do filme ser produzido. Parabéns Marcelo.